Olá! Preparei este artigo para ti. Se precisares de ajuda para realizar o teu projecto, clica aqui.
Papel de Parede
Tudo o que precisas saber!
O papel de parede é o queridinho do design de interiores na hora de valorizar as paredes! Cria destaque ou aquece o ambiente, pelo que podes usar papel de parede no quarto, nas salas, quartos infantis e até nas casas de banho. Existem papéis com vários padrões que agradam desde os mais exuberantes aos mais contidos, e existem ainda os papéis de parede 3D, que promovem dinamismo ao espaço!
O que é, Tipologia, e Divisões de Casa
Papel de parede é um revestimento de paredes, tectos e até gavetas que permite ao espaço ter um look aconchegante ou distinto, mediante o padrão e textura utilizada.
Existem papéis de parede à base de papel, tecido e os chamados vinílicos. Se pensas utilizar papel de parede numa zona húmida como cozinhas ou WC social, opta pelos vinílicos que são os resistentes à água e mais fáceis de limpar.
O mesmo se aplica aos quartos de crianças, e inclusive existem papéis que permitem que as crianças escrevam e que possam ser limpos depois. Deves ainda ter em atenção a exposição solar a que o papel de parede vai estar sujeito, pois existem papéis altamente resistentes ao sol e outros nem tanto.
Quanto à seleção de um papel de parede para um quarto de casal, esta deverá ser distinta da escolha de um papel de parede para a sala. Em primeiro lugar devemos compreender como vamos utilizar cada espaço da casa e as necessidades que temos para cada um!
Assim sendo, para espaços de relaxamento e descanso, como são os casos dos quartos, devemos optar por papéis de parede com padrões discretos ou tom sobre tom, em cores frias ou suaves. Estas cores promovem uma maior harmonia na hora de dormir ou relaxar.
Já para salas, halls e até escritórios podemos usar papéis de parede mais vibrantes e abusar de cores quentes, que energizam os espaços e os tornam mais divertidos.
Padrões
Existem variadíssimas opções em termos de padrões no papel de parede, desde os menos expressivos até aos mais texturizados e 3D. A seleção do padrão certo para ti vai depender dos teus gostos, sabendo que existem alguns padrões mais intemporais e outros mais tendência, mas não tenhas medo de arriscar, pois trocar ou retirar papel de parede é super fácil nos dias que correm, uma vez que as colas utilizadas são à base de água e permitem uma fácil remoção.
Falsos Lisos
Papéis de parede com padrões muito discretos, mas desengana-te se achas que estes papéis de parede não criam um efeito visual excelente no teu espaço! Estes papéis tornam os espaços mais confortáveis a nível estético sem que se destaquem demasiado na decoração.
Geométricos
Os geométricos podem ir desde o mais extravagantes até aos mais contidos e podem aparecer em simples riscas, como em padrões mais futuristas, com inspirações art deco. Se o tamanho do padrão for generoso o papel de parede destaca-se no espaço, se a escala do padrão for menor torna-se mais discreto.
Formas Orgânicas ou Ecléticas
A grande tendência para 2022 são as formas orgânicas e toscas, pelo que os papéis de parede com esta referência são uma super tendência. Formas arredondadas, sem cantos retos e com um aspeto inacabado e natural é o que é esperado neste padrão.
Materiais Naturais
Padrões que simulem materiais existentes na natureza como a madeira, cimento, mármore, ou metais, promovem ambientes confortáveis, naturalistas e leves! Esta escolha de papel de parede pode reduzir custos de aplicação de alguns materiais reais. No entanto já existem papéis de parede em matérias primas naturais como palhinha e até pele.
Florais ou Tropicais
Muitos confundem estes padrões e consideram-nos iguais, mas em termos visuais são bastante distintos. Enquanto os florais trazem algum romantismo ao espaço os tropicais trazem alguma inspiração da selva ou até praia, que transmite uma onda descontraída.
Papel de Parede 3D
Para além dos padrões, materiais e texturas existem os papéis de parede que têm o efeito 3D. Estes papéis promovem algum movimento e dinamismo ao espaço, e criam sem dúvida um efeito de surpresa. É um ponto de destaque na tua sala, quarto ou escritório. Estes papéis por norma são à base de tecido e necessitam de mão de obra especializada para a sua aplicação, uma vez que por norma têm um preço médio superior aos restantes, pelo que não deves arriscar com estes papéis.
Onde Comprar
Podes comprar em todas as marcas generalistas mas aconselhamos-te a procurar uma loja de Decoração de Interiores ou um Designer de interiores, pois têm mais opções e qualidades para te apresentar, e para além disso consegues sempre uma casa mais exclusiva.
Tens ainda outra vantagem, pois nestes espaços por norma o preço de venda já tem incluída a aplicação ou conseguem aconselhar-te os melhores aplicadores de papel de parede. No entanto se pretendes comprar de forma independente aconselhamos-te a procurar e comprar online, pois vão apresentar-te propostas mais diferenciadas.
O que deves ter em atenção quando compras papel de parede? Para além do material e padrão que queres, deves verificar a medida em que este é vendido. O mais comum é comprar em rolo, mas existem murais com medidas fixas ou personalizáveis e até papel de parede vendido ao metro linear.
Para comprares na quantidade certa deves ter em atenção se o papel de parede que vais adquirir tem rapport. E o que é o rapport? O rapport é o desperdício que terás em cada altura ou largura da parede a aplicar. Os papéis de parede com padrão na sua grande maioria têm este desperdício, pois para casar o padrão temos de retirar o rapport.
Esta informação da existência ou não de rapport e a unidade de venda (rolo, metro linear ou mural) está presente na informação do papel quer estejas a pesquisar via online quer estejas numa loja.
Passo a passo para calcular a necessidade de papel de parede
Rolo
1º Passo – Calcula os m² da tua parede, acrescentando o valor do rapport caso exista na altura ou largura da tua parede. O mais comum é colocares na altura, mas caso queiras aplicar o rolo de forma horizontal deves colocar o rapport na largura. Caso o papel que tenhas selecionado não tenha rapport, calcula apenas os m² da parede/zona a aplicar
2º Passo – Calcula os m² do rolo. Aqui deves ignorar a medida do rapport
3º Passo – Divide os m² da parede pelos m² do rolo
4º Passo – Arredonda sempre por excesso, ignorando o conceito matemático de arredondamento, se o resultado for 2,30 rolos, deves comprar 3 pois se só comprares 2 não terás papel suficiente para aplicar na parede ou zona selecionada
Metro Linear
1º Passo – Retira as medidas da zona a aplicar
2º Passo – Verifica a largura do papel selecionado
3º Passo – Divide a largura da zona a aplicar pela largura do papel selecionado, e arredonda por excesso como no exemplo anterior
4º Passo – Multiplica as alturas necessárias pela altura do espaço a aplicar. Se o teu espaço tem 2,50m de altura e precisas de 4 alturas terás de encomendar 10m linear de papel
5º Passo – Caso tenha rapport deves acrescentar o mesmo na mesma quantidade de alturas necessárias, ou seja, se precisas de 4 alturas e tens um rapport de 50cm deves acrescentar 2m, logo ao 4º Passo tinhas de acrescentar 2m linear, e por isso tinhas de comprar 12m lineares
Mural
1º Passo – Verificar as medidas da zona a aplicar
2º Passo – Verificar as medidas do mural, por norma têm uma altura generosa para que possa dar para a maioria das alturas das casas
3º Passo – Ver se o tamanho do mural é suficiente. Caso seja maior podes cortar dos lados, se por outro lado for mais pequeno que a zona a aplicar deverás verificar se podes comprar painéis extra. Por norma esta compra ou até o serviço de redimensionar o mural tem um custo extra
Existem sites de marcas ou de venda de papel de parede que têm calculadora de papel de parede. Atenção que para cada papel tens de fazer os cálculos, pois cada um tem as suas especificações.
Como Aplicar
Apesar de não ser um trabalho muito difícil, se não és um perito em trabalhos manuais ou até com a matemática aconselhamos contratares um profissional especializado. Se optares por contratar um aplicador de papel de parede não tens de te preocupar com nada, ele vai saber ler os rótulos e aplicar de forma rápida, limpa e não dispendiosa, uma vez que os profissionais já trazem todo o material necessário para a aplicação, inclusive a cola que por norma já está incluída no preço.
Estes profissionais cobram o seu valor pela medida de venda, ou seja, por rolo, metro linear ou mural, pelo que deves ter esta informação quando contactares o profissional.
Checklist de verificação
Material para Aplicação
- Cola compatível com o papel selecionado
- X-Acto ou lâmina bem afiada para proceder aos cortes
- Régua ou espátula metálica para auxiliar os cortes
- Balde para fazer a cola (caso não compres já feita)
- Água morna
- Espátula de tamanho médio e se possível de plástico para não danificar o papel quando espatulares o mesmo
- Rolo pequeno de metal para trabalhares as juntas
- Pano limpo que não largue tecido
- Escada
- Mesa de apoio para cortares o teu papel
Preparação de Paredes
- Limpar e secar as paredes, tectos ou zona a aplicar
- Fechar buracos ou tratar de qualquer irregularidade
- Não é necessário proteger tectos ou rodapés, uma vez que as colas são à base de água, e por isso não marcam nem mancham
- Caso vás aplicar em casas de banho ou cozinhas deves ter pladur ou parede rebocada para aplicar. O papel de parede não se aplica sobre cerâmicos
- Retira todos os espelhos de interruptores ou tomadas, assim como tampas de electricidade
Aplicação
- Lê os rótulos para saberes como se aplica a cola, qual o rapport ou se existe algum dado adicional
- Corta as alturas ou larguras caso vás aplicar o rolo de forma horizontal, retirando logo o rapport caso este exista
- Se o teu papel tiver padrão, começa a aplicação pelo centro da zona a aplicar para que termine e inicie da mesma forma, vais obter um trabalho mais perfeito como um profissional
- Aplica a cola, em grosso modo a cola ou é colocada diretamente no papel ou na parede, e em ambos os casos existem papéis que já trazem a cola, verifica nas indicações do rolo como deves aplicar a cola
- Coloca a tira de papel com cuidado na parede e com a espátula passa por toda a superfície do papel para o mesmo aderir corretamente, caso necessites corta os excessos com o x-acto, repete o processo nas restantes tiras e com auxílio do rolo trabalha as juntas do papel para ficarem perfeitas e bem coladas. Podes levar a tira dobrada para te facilitar o processo, não te preocupes que se o papel tiver qualidade não vai vincar
- Não te assustes se vires cola em cima do papel, como é à base de água basta limpar com um pano limpo. Se ficar mais escuro é apenas porque está molhado, de um dia para o outro seca e a cor uniformiza