Tatou
O extremo oriente é mais uma vez a fonte de inspiração de Patricia Urquiola na génese criativa do Tatou. A clássica armadura japonesa torna-se um modelo de resistência e força, mas também de dinamismo, leveza e flexibilidade.
Para criar a coleção de candeeiros Tatou, Patricia Urquiola inspirou-se na construção da armadura japonesa: um conjunto de fivelas de metal habilmente presas com fitas. Esta técnica foi simplificada para dar vida a uma linha de abajures tridimensionais.
O nome “Tatou” foi escolhido por Patricia Urquiola em referência ao animal com o mesmo nome, conhecido pela sua pele grossa em forma de armadura composta por placas sobrepostas. Os abajures da colecção Tatou brincam com as noções de matéria e espaços vazios, transparência e opacidade. Perfurados por uma infinidade de aberturas, eles emitem luz direta, direcionada tanto para baixo quanto para cima, e projectam sombras delicadas nos pisos e paredes.
Policarbonato e metacrilato foram selecionados pela sua grande interacção com a luz. Fruto de uma longa pesquisa, esses polímeros retrabalhados adquirem um acabamento de jóia com um brilho surpreendente.