Setembro, o mês do regresso ao trabalho, às rotinas, mas para os mais pequenos à escola… Para melhores resultados escolares, os estudantes devem ter um espaço de estudo adequado à tarefa de estudar e que reflicta a sua personalidade, que promova o seu bem-estar e que torne o estudo uma tarefa easy! Logo, a escolha assertiva do styling em termos decorativos aliado à selecção da secretária, luminária e mobiliário de apoio é essencial na altura de idealizar o design do espaço de estudo, seja este enquadrado no quarto, num escritório ou até na sala de estar!
Em primeiro lugar devemos ter em conta os gostos de quem vai utilizar o espaço de estudo. Um espaço que vá ao encontro das preferências do estudante encoraja a sua permanência no espaço, na medida em que este se sente confortável e vê o espaço como seu! Desta forma, devemos tentar compreender que cores prefere, as texturas com que mais se identifica, se gosta mais de lacados ou de madeira, se já viu em algum lado algo que aprecie e depois é trabalhar com essas indicações.
Dica… Cores quentes e vibrantes são mais excitantes e promovem a criatividade, pelo contrário, cores frias são mais serenas e tranquilizantes! Pela personalidade do estudante podemos utilizar a teoria da cor a nosso favor! Se temos uma personalidade mais calma podemos acelerar o seu ritmo através de cores como o vermelho, laranja ou amarelo, se por outro lado temos uma personalidade altamente frenética podemos utilizar cores como o verde, azul ou roxo para serenar!
Depois do styling estar identificado, começamos pela escolha da secretária. A correcta selecção é essencial para promover o bem estar e funcionalidade no acto de estudar!
Uma secretária muito alta ou baixa pode provocar más posturas e até contracturas musculares; se for pouco profunda pode não ser funcional para os estudantes colocarem todo o material que necessitam e criar frustração e irritação por terem de estar sempre a mudar de posição e à procura do material; se for demasiado grande promove a acumulação de muitos itens desnecessários!
Assim sendo o tampo da secretária deve estar à altura dos cotovelos de forma a quando o utilizador estiver a usar a mesma ter um ângulo de 90º nos cotovelos. Quanto à profundidade ela deve variar entre os 65cm a 1m para permitir acolher todos os manuais, cadernos, dicionários e restante material necessário na hora de estudar! Quanto à largura esta pode variar, se no ensino primário 1m deverá ser suficiente, no ensino preparatório e secundário 1,50m será o ideal. Na fase da faculdade vai variar muito da escolha académica de cada um, por exemplo, quem opta por áreas criativas ou de artes poderão necessitar de uma área maior que pode chegar aos 2m, e por outro lado, quem opta por áreas mais convencionais entre o 1,50m e 1,70m é mais do que suficiente.
Dica: A superfície da secretária não deve promover a reflexão da luz uma vez que este efeito cansa e fere a visão, desta forma lacados de alto brilho, mármores polidos e até cores como o branco não são a melhor opção na altura da escolha. Se por razões de styling acharem que estas propostas são as que melhor se adequam, podem sempre colocar um tapete de pele ou de tecido num tom mais escuro na zona que irão utilizar mais.
Temos um mundo de escolhas ao nosso dispor! As com rodinhas são as mais práticas, mas devemos ter outros pontos em consideração, como a altura e profundidade do assento, altura do encosto e os braços da cadeira!
A altura do assento deve permitir que o utilizador tenho os pés completamente assentes no chão e que o joelho faça um Ângulo de 90º. Quanto à profundidade, o ideal é que o assento encoste na parte de trás do joelho. Quanto à altura do encosto, quanto mais alta melhor, para permitir o acompanhamento de toda a cervical e se possível que tenha um suporte extra para a zona lombar e cabeça. Outro ponto que devemos ter em atenção é altura dos braços da nossa cadeira. Os braços devem passar completamente por baixo da secretária para permitir uma correta postura, caso tal não aconteça o estudante ficará muito distanciado da secretária e para apoiar os cotovelos perde o suporte na cervical providenciado pela cadeira.
Dica: Para os mais pequenos as escolhas com rodinhas podem não ser a melhor opção. As cadeiras com rodinhas apenas deverão ser seleccionadas para crianças que já tenham o sentido de coordenação e mobilidade completamente formados. Outra dica, quando a cadeira não tem apoio lombar, um almofada de 50X35 de densidade média é uma boa opção para garantir este suporte e podemos combinar em tecidos lindos!
Na maioria dos casos as habitações não possuem a iluminação natural necessária que permita a acção de estudar apenas ser realizada através da luz solar. Além disso, existem zonas que possuem Invernos muito rigorosos que faz com que anoiteça muito cedo ou o tempo esteja muito encoberto/escuro.
Assim sendo, as secretárias deverão estar sempre munidas de candeeiros de mesa com luz semi-directa com cor branca ou ligeiramente amarelada que permita os estudantes executarem as suas tarefas de forma confortável e sem criar problemas oculares ou de postura.
Dica: Alunos de artes ou design têm ainda ter atenção redobrada, uma vez que trabalham com pormenor e detalhe o que faz com que necessitem de lâmpadas com mais lumens.
Por último, o layout do espaço de estudo!
Numa era digital e com a necessidade constante de utilização de computadores e tablets, as secretárias deverão estar colocadas de forma lateral à entrada da luz natural, de forma à luz não reflectir nestes equipamentos. Secretárias de frente para janelas também não são uma boa opção, pois para além de se estar a trabalhar em contraluz existem idades e personalidades que se distraem com facilidade. Assim sendo a melhor localização para a secretária é de lado para as fontes de luz natural.
Devemos ainda ter cerca de 70cm livres atrás da secretária para que a cadeira possa recuar completamente para fora do tampo da secretária e o seu utilizador sair confortavelmente deste espaço.
Outro ponto importante é a altura e material do tapete que existe nesta zona. Se tivermos um pêlo alto as opções de cadeiras sem rodas serão as ideais uma vez que os pêlos do tapete poderão ficar trilhados nas rodas. Para cadeiras com rodas, tapetes de pelo baixo ou até de ráfia são as melhores opções.
Não podemos ainda desvalorizar os móveis de apoio que vão desde gavetas, estantes ou pequenas mesas. São estes móveis que servirão para acondicionar todo o material escolar e de trabalho, e que permitem que este espaço esteja sempre arrumado. Espaços arrumados e limpos permitem executar as tarefas com maior rapidez e eficiência. A selecção deste mobiliário dependerá das necessidades de arrumação que cada um tem.