O Verão chegou e com ele os saltos para a piscina, as churrascadas no jardim, os sunsets nos decks… Está na hora de montar o mobiliário de exterior e dar vida aos nossos jardins!
Para quem ainda não tem o seu espaço exterior, jardim ou piscina organizados e acha um bicho de sete cabeças isto do Design de Exteriores, estamos aqui para ajudar a tornar o seu verão ainda mais HOT!
O interior está dividido em sala de estar, quartos, cozinha, entre outros. Logo, a primeira tarefa que temos é definir que espaços queremos que coabitem no nosso espaço exterior.
Esta selecção recai naquilo que mais valorizas: gostas de longas tardes a apanhar sol? Uma piscina, espreguiçadeiras, daybeds são essenciais.
Mas se por outro lado aprecias longas patuscadas com os amigos, um deck generoso com copa ou churrasqueira pode ser a melhor opção para ti!
E temos ainda a opção de sonho, temos espaço para tudo! Neste caso é fácil, piscina no local mais solarengo do espaço exterior, churrasqueira e copa o mais distante da casa para não correrem o risco dos fumos invadirem a habitação, providenciar uma boa sombra, natural ou artificial, para a zona de refeições ou lounge, e zonas espaçosas para zonas de jogos e kids!
Tal como o interior, o exterior deve representar um estilo. E o que dizem as regras? Deve fluir, do interior para o exterior e vice-versa. Desta forma conseguimos espaços harmoniosos e sem cortes abruptos.
Outro ponto que devemos ter em atenção é a própria arquitectura externa da casa, logo, se temos uma habitação contemporânea a decoração exterior deve reflectir essa linha. Se por outro lado tem uma influência cottage, a decoração a tender para o rústico pode ser uma boa opção!
Nos dias de hoje a decoração está cada vez mais ecléctica e a mistura dos estilos é uma presença constante nos projectos, pelo que podes e deves brincar com eles desde que a leitura seja realista e a personalidade do espaço esteja bem impressa! Esta mistura por norma resulta em projectos mais jovens, contemporâneos e funny!
Diverte-te a imprimir a tua personalidade no teu espaço exterior!
Mais uma vez as semelhanças com o Design de Interiores… Se para o interior seleccionamos flutuante ou soalho, porcelanato ou cerâmicas tradicionais, pedras naturais como a mármore ou compactas como Silstone, para o exterior devemos ter a mesma atenção.
As opções vão desde decks de contraplacados marítimos, resinas, cerâmicas de exterior, relva… As opções são imensas e cada uma com mais ou menos manutenção! Se gostas de pouco trabalho na hora de usufruir do teu espaço exterior as cerâmicas podem ser uma boa opção! Se por outro lado gostas de um aspecto warm e confortável, os decks de madeira são a melhor escolha para ti.
No entanto, no exterior temos que ter um cuidado extra, sobretudo junto de piscinas ou outros locais com água: o nível de deslizamento ou a capacidade antiderrapante do material de exterior. Esta capacidade está regulamentada pela norma R, sendo que o R13 é o que apresenta a melhor performance para estes espaços!
Aqui está uma grande questão para a maioria, com ou sem jardim, com flores ou só com plantas, com árvores de fruto ou só relva? Aqui a selecção vai recair mais uma vez no nível de manutenção que estás disposto a aceitar.
Existem plantas, flores e até relvas que exigem menos cuidados e são mais resistentes. Mas existem outras que necessitam de poda e cuidados constantes, consequentemente o trabalho e custo nesta última opção são maiores.
Outra questão que também devemos reflectir é a incidência solar a que o nosso exterior está exposto. Se por um lado existe um conjunto de flores, frutos e plantas que são altamente resistentes ao sol, outras nem por isso. Nestes casos é sempre melhor a ajuda de um profissional que te aconselhe quais as melhores soluções para o teu caso.
Existem inúmeras empresas de Interior Design e Arquitectura Paisagista que te podem ajudar, e se estás decidido a ter um jardim também existem pacotes de manutenção desde acompanhamento semanal a acompanhamento mensal numa série de empresas perto de ti.
Quando terminares, acrescenta aquela cor ou padrão que “cheira” mesmo o verão! Afinal estamos a falar da época mais quente e divertida do ano. Não precisas de desvirtuar todo o teu conceito ou design, só tornar o espaço mais divertido e confortável.
Onde o podes fazer? Nas almofadas, num tapete de exterior ou até nas próprias toalhas que vais usar nas espreguiçadeiras e o mais in disto tudo é que para o ano podes alterar apenas estes pequenos elementos e já tens um look fresco e novo!
Só uma dica, os tecidos para design de exteriores são mais resistentes ao raios UV e à utilização mais intensa, logo, na hora da compra tem isso em atenção!
Quanto à cor, toda a cor é válida desde o espectro quente ao frio, desde que crie um contraste interessante no teu espaço. A cor do ano, lançada pela Pantone (guru da cor), é o coral. Que tal arriscar?